CBBlogers

Dicas Tech

Eu Posso Usar Imagens Que Eu Acho na Internet?

por Ana Jacobs em Dicas Tech, Fotografia, Imagens

dezembro 20, 2012 80

A melhor prática para se criar um post com um visual e uma aparência bem interessantes é combinar o texto, bem escrito, com imagens bem colocadas e organizadas que se encaixam no conteúdo do seu post. É óbvio que existe milhões e milhões de imagens de “graça” na internet para quem quiser usar, mas a questao è: eu como um bloguer, posso fazer uso dessas  “imagens”?

A maioria dos países, incluindo o Brasil, tem uma lei restrita de direito autorais e direitos de cópias. O que isso quer dizer é que você só pode fazer uso dessas imagens, que caiam entre algumas dessas limitadas categorias. Como:

  • Você tirou a foto você mesmo
  • Você comprou a foto de uma rede de Stockphoto sites, como iStockphotoGetty Images, e Shutter Stock, o que rapidamente fica super caro
  • Ou a imagem é especificamente marcada para o uso comercial grátis e com o direito de modificação
Existem alguns sites que te dão o direito de usar as imagens e outros tipos de mídia pela Internet.
Aqui são alguns desses sites:
  • Creative Commons: Deixa você procurar por imagens e outros tipos de mídia que possam ser usadas e modificadas para o uso de blogers
  • Stock.xchng: Um site de imagens de graça, o dono desse site é o Getty Images
  • Dreamstime.com: Outro site de imagens de stockphotos. Mas muito cuidado com esse site, porque as imagens do topo da página são de graça, mas as debaixo NÃO.
Existe algum tipo de restrição com o uso de imagens grátis?
Sim, existem direitos autorais, mesmo com as imagens grátis. Antes de você colocar uma imagem no seu site, você precisa verificar com muito cuidado a licença associada à essa imagem. Por examplo: algumas imagens somente podem ser usadas com o formato original e algumas podem ser modificadas para o uso do seu site. A maioria das imagens tem licença proibida para o uso de venda e de redistribuição da imagem. A licença mais comum requerida é que você visivelmente atribua aquela imagem ao seu autor, com um link direto para o site do dono da foto.
Às vezes se torna muito tentador o simples fato de usar uma imagem que você achou no Google Imagens ou no Flickr, mas será que vale a pena se arriscar por meras imagens?! Então por que nao tirar a foto você mesmo, e virar o autor da sua própria imagem! Ficando dentro da lei é sempre a melhor opção.
O que você acha dos sites de stockphotos? Você pagaria pelo o uso de imagens?
CBBlogers
Sua opinião é muito importante para nós. Deixe o seu comentário aqui conosco!

Imagem adaptada – Flickr / Mike Blog

Comentários

  1. olá gostaria estou com uma blog vai fazer 1 mês e gostaria de saber se as fotos que botei tem direitos autorais e se terei problema com o google adsence futuramente, fiz postes de bolsas e vestidos e em baixo coloquei de onde peguei as fotos, mas isso é suficiente? esse é o link do ultimo post, gostaria que vcs me respondessem, bjs
    http://morangodonorte.blogspot.com.br/2017/03/vestidos-jeans-e-seus-charmes.html

    Responder
  2. Ola. Gostaria de saber se o pinterest se enquadra em sites onde posso salvar imagens e por em pousts em um blog?

    Responder
  3. Eu gostaria de fazer um blog ou site com dicas de atividades de Inglês, mas essas atividades são da internet ou de livros didáticos. Isso pode dar algum problema?

    Responder
  4. Posso pegar imagens de objetos do mercado livre?

    Responder
  5. Gostaria de utilizar a imagem da Dona Florinda, onde devo consultar para saber quanto custa e etc…
    Obrigado

    Responder
  6. Olá, eu tenho uma duvida!
    Eu tenho uma foto com umas amigas, que tiramos na praia usando um produto. Em seguida eu comecei a vender o mesmo produto, exatamente igual, mesmo tecido, modelo, etc, porque está em alta no momento, então todo mundo vende igual rss…. e eu uso essa foto que eu mesma tirei com o meu celular para ilustrar o site onde vendo esse produto, Por lei, eu posso fazer isso?

    Responder
  7. Ola. Gostaria de saber se o pinterest se enquadra em sites onde posso salvar imagens e por em posts no meu insta?

    Responder
  8. Boa tarde! !! Tenho uma página no Facebook, também um grupo juntamente. Gostaria de saber o que faço para repassar vídeos e mensagens que que recebo de meus amigos do Whatsapp e do Facebook sem ferir direitos autorais. Ultimamente venho tendo muitos problemas. Recebi advertência do Facebook até de ser banida da comunidade. Não o faço com fins lucrativos. Por que as pessoas fazem vídeos e mensagens tão lindas e nos impedem de divulga-las ?

    Responder
  9. Olá, eu gosto de cabelão , cores, cortes Como não posso pintar, cresce devagar. Colo meu rosto em cima da modelo. Não faço uso de propaganda, nem todo o corpo. Tem algum problema?!

    Responder
1 2 3 4

1 Trackbacks & Pingbacks

  1. Imagens do Canal e do Site

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado.


*


DICAS incríveis para o seu STORIES!
  
Pular para a barra de ferramentas